Saúde e Vigilância Sanitária

Queiroga visita hospital universitário em Niterói (RJ)

22/07/2021

Um hospital com estrutura 100% do Sistema Único de Saúde (SUS) que atende uma população de 2 milhões de pessoas em Niterói (RJ) e seis municípios vizinhos. Foi o que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, encontrou no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), que promove o atendimento na região.

"Constatei o que eu já sabia. Isso aqui é uma instituição de excelência. Um orgulho para todos os cidadãos do Rio de Janeiro. Uma estrutura de qualidade que atende à população com dignidade e cidadania. Mas não é só atendimento, mas formação de residentes, mestres e doutores que são fundamentais para o Sistema Único de Saúde, o SUS”, afirmou o ministro da Saúde durante a visita.

Na oportunidade, Queiroga conversou com o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, que tem o hospital universitário vinculado. Ele destacou que a universidade tem projetos para ampliar a relevância no desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde no estado.

“Hoje o mundo estuda a chamada ‘síndrome pós-Covid’, que deverá ter um grande impacto em todo sistema de saúde. Nesse sentido, a universidade apresenta um projeto de um HUAP 2, uma unidade hospitalar dedicada a reabilitação multidisciplinar”, afirmou Antonio.

Já o superintendente do hospital universitário, Tarcisio Rivello, afirmou que a visita demonstra o respeito que o ministro da Saúde tem pelo SUS. “Isso é fundamental porque nós somos 100% SUS, porta única de entrada. Além disso, ele vindo aqui prestigia também a importância de um hospital universitário na rede. Afinal, tudo roda em torno da rede SUS, que o Marcelo Queiroga está representando hoje”, disse na oportunidade.

A visita em Niterói faz parte de uma série de agendas do ministro da Saúde no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (22). O ministro estava acompanhado do secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael câmara, e da diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Alessandra Siqueira.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde