Outros

Reconhecimento: Aracaju/SE concede título ao ministro Marcelo Queiroga e ao secretário da Atenção Primária Raphael Câmara 

04/11/2022

Imagem da notícia
O título foi concedido pelo parlamento municipal como forma de reconhecer investimentos do Governo Federal em Aracaju (SE). Foto:César de Oliveira

 

Diploma de reconhecimento pelos serviços prestados à população brasileira, sobretudo, durante a pandemia do coronavírus tornou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e também o secretário nacional de Atenção Primária, Raphael Câmara, os novos cidadãos aracajuanos.

Cada um deles recebeu o título de Cidadão Aracajuano, indicação de autoria do vereador Pastor Diego (PP), em solenidade realizada na tarde de quinta-feira (3/11), na Câmara de Vereadores de Aracajú (SE), plenário Vereador Abrahão Crispim.

No Brasil, Aracaju não foi a única, mas é a primeira capital do Nordeste a homenagear Raphael Câmara pela atuação nacional à frente da Atenção Primária.  

"Em Brasília, trabalhamos pelos 5.570 municípios e Aracaju, assim como outras capitais do nordeste, está sempre no nosso radar. Nós tivemos diversas ações, tanto por Sergipe como também por Aracaju, como, por exemplo, a maternidade que viemos inaugurar. Nesse cargo nós levamos duas coisas: o legado e o reconhecimento", agradeceu Raphael Câmara, que também é Cidadão Manauara, título conquistado pelo trabalho de enfrentamento à covid 19 em Manaus (AM).

Imagem da notícia

Raphael Câmara recebe homenagem pelos serviços prestados à população durante a pandemia. Foto:César de Oliveira

Autor da honraria aos gestores nacionais do Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador Pastor Diego destacou a motivação da homenagem. "O título é um reconhecimento do parlamento municipal e todo o investimento do Governo Federal em nossa cidade, a exemplo da maternidade 17 de março e o Hospital de Cirurgia. A capital aracajuana tem sido beneficiada por todo o trabalho dos dois gestores e principalmente a nossa população".

Emocionado, o ministro disse se sentir parte de Aracaju, pelas semelhanças que guarda com sua cidade de origem: João Pessoa (PB). Destacando os desafios enfrentados por profissionais da saúde durante a pandemia, Queiroga manifestou alegria pelo reconhecimento. “Fico muito feliz e vou levar esse reconhecimento pela minha trajetória. A missão do médico é curar ou aliviar, quando não consegue nenhuma das duas opções, é confortar. No enfrentamento à covid 19, muitos profissionais da saúde perderam sua vida e hoje guardamos em nossos corações", frisou o ministro, que é médico cardiologista.

No evento, o Pastor Diego contou o motivo da homenagem: "O título é um reconhecimento do parlamento municipal e todo o investimento do Governo Federal em nossa cidade, a exemplo da maternidade no 17 de março e o Hospital de Cirurgia. A capital aracajuana tem sido beneficiada por todo o trabalho dos dois gestores e principalmente a nossa população", revelou.

O ato solene contou com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e o diploma foi entregue pelo vereador pastor Eduardo Lima (Republicanos) e o deputado estadual Rodrigo Valadares (União).

Acesse para conhecer origem do nome e história da capital do Sergipe, Aracaju.  
 


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde