DESTAQUES DA SEMANA – SESAI

Saúde Indígena: ampliação do acesso à água nos territórios indígenas e participação na reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS são alguns destaques da semana

14/04/2023

Ampliação do programa de acesso à água nos territórios indígenas e presença do secretário de Saúde Indígena na reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, em Brasília (DF) marcaram a semana da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).

Confira os principais destaques:

  • Segunda-feira (10)

Os presidentes e representantes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) de todo país estiveram reunidos nesta semana, em Brasília, durante a 5ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena (FPCONDISI). Promovido pela Sesai, o encontro teve o objetivo de acompanhar e sugerir ações de saúde básica nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) para melhoria dos serviços de saúde nos territórios indígenas.

  • Terça-feira (11)

Durante reunião no Palácio do Planalto, o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, tratou da ampliação do acesso à água nos territórios indígenas de todo o Brasil. De acordo com ele, a retomada do programa de saneamento básico para as populações rurais e indígenas do governo federal fará uma enorme diferença na vida de milhares de famílias. O secretário afirmou que a Sesai está empenhada em ampliar ao máximo a capacidade de execução de obras de acesso à água potável nas comunidades indígenas.

  • Quarta-feira (12) 

O secretário também esteve presente à cerimônia de reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, que contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e de outros gestores públicos. Depois de quatro anos paralisada, a Mesa de Negociação retoma suas atividades para efetivar o fórum de negociação entre empregadores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Fonte:Ministério da Saúde