Outros

Saúde publica recomendações para diagnóstico e manejo de condição clínica grave em crianças e adolescentes acometidas pela covid-19

19/05/2021

O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (18/5), por meio das secretarias de Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada e de Vigilância em Saúde, nota técnica com orientações referentes à investigação diagnóstica e manejo clínico da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P), temporalmente associada à covid-19. O documento ainda reforça a necessidade de notificação nacional obrigatória dos casos suspeitos e identificados nos serviços de saúde. 

A SIM-P é uma nova condição clínica rara e grave, potencialmente fatal, que acomete crianças e adolescentes habitualmente saudáveis, mas que podem apresentar alguma doença crônica preexistente, particularmente doenças imunossupressoras (como neoplasias, doenças autoimunes, imunodeficiências primárias, uso de medicamentos imunossupressores, etc.). 

Trata-se de doença multissistêmica que envolve pelo menos dois¿ órgãos¿e¿ sistemas,¿tais como: cardíaco, renal, respiratório, hematológico, gastrointestinal, dermatológico ou neurológico.

De acordo com o documento, desenvolvido à¿ luz das evidências científicas atualmente disponíveis e em consonância com os materiais¿ técnicos dos Departamentos Científicos de Infectologia, Reumatologia e Cardiologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a maioria dos casos relatados apresentou a necessidade de tratamento com suporte em UTI pediátrica,uso de drogas vasoativas, imunomoduladores e anticoagulantes. 

A nota ainda recomenda que, após a alta hospitalar, crianças e adolescentes sobreviventes ao quadro de SIM-P deverão ser sistematicamente acompanhadas, particularmente aquelas com cardiopatias (aneurismas coronarianos e disfunções miocárdicas), pneumopatias, doença renal aguda, tromboses e neuropatias.

Acesse o conteúdo da nota na íntegra  aqui. 

 


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde