Outros

Saúde realiza ações e destina recursos para fortalecimento da Atenção Primária do Rio de Janeiro

18/04/2022

Foto: Fred Alves

Na trajetória de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária é prioritária para a consolidação e a ampliação da saúde pública brasileira. Para fortalecer a cobertura e a oferta de cuidados nos estados e municípios, a Saps realizou mais uma agenda técnica no Rio de Janeiro de quarta a quinta-feira (13 e 14/4). A programação incluiu o seminário para qualificação das equipes, visita técnica em Paraty e entrega de cerca de R$ 1 milhão para compra de equipamentos em Angra dos Reis.

“A gente quer ouvir vocês; dúvidas, críticas e sugestões para construir um financiamento cada vez mais robusto e que atenda a quem mais precisa de saúde no Brasil. As pessoas que estão aqui são as que fazem, na prática, o Previne Brasil. Então, abordem os nossos técnicos. Fazemos questão de visitar os estados para conhecer a realidade de cada um e propor as ações a partir disso”, com essas palavras o secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, abriu os trabalhos de uma agenda técnica no estado do Rio de Janeiro.

Após abertura do evento que trata dos indicadores do financiamento da APS, o chefe da Saps seguiu para visitar equipes que atuaram nas tragédias de enchentes em Paraty e para liberar aporte financeiro para compra de equipamentos para a APS de Angra dos Reis.

Entrega de recursos para Angra dos Reis
O transporte via lanchas possibilita o acesso das populações caiçaras aos serviços e de profissionais para executar ações de promoção e de cuidados em saúde. Por isso, o secretário Raphael Câmara esteve em Angra dos Reis para assinatura de repasse de cerca de R$ 1 milhão. Esse recurso já tem destino: aquisição de duas lanchas com capacidade para transportar até 12 pessoas.

“Esse aporte financeiro que beneficiará as comunidades da Costa Verde já está em nossas contas. Compraremos duas lanchas e outros equipamentos que estão entre antigas reivindicações desses moradores. O apoio do Ministério é fundamental para seguirmos avançando e conquistando mais saúde para nossa região”, destacou o vice-prefeito de Angra dos Reis, Christiano Alvernaz.

O secretário nacional de Atenção Primária ainda conheceu as instalações da Unidade de Saúde da Vila do Abraão e conversou com a equipe para tomar nota das necessidades da comunidade e dos trabalhadores da saúde primária local.

A UBS ESF do Abraão conta com consultórios médicos, sala de curativos e de vacina e também com um serviço de saúde bucal. O estabelecimento acompanha cerca de 1800 moradores do Abraão e praias próximas.

Visita técnica em Paraty
A equipe da Secretaria de Atenção Primária à Saúde se reuniu com o prefeito de Paraty, Luciano Vidal, e a secretária municipal de Saúde e Defesa Civil, Carla Lacerda. Na pauta foram discutidas as estratégias para atendimento, acolhimento, proteção e assistência humanitária às famílias atingidas pelas fortes chuvas das últimas semanas. A comitiva esteve no Centro de Especialidades Odontológicas e no Hospital Hugo Miranda.

“Tivemos uma reunião de trabalho para alinharmos as demandas e atendermos Paraty no que for preciso. Também estamos acionando os técnicos que estão em Brasília para apoiarem, no que for possível, a liberação de recursos, tanto para os serviços que já estão funcionando quanto para novas infraestruturas”, garantiu Raphael Câmara.

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, agradeceu a visita técnica e destacou a importância da presença do Ministério da Saúde. “Paraty tem 46 mil habitantes, com uma população flutuante de mais de 100 mil pessoas no verão. Nossa cidade é patrimônio mundial e infelizmente, passou por uma  tragédia, uma fragilidade muito grande. Receber o apoio do governo federal nos ajuda a reconstruir a casa e a cuidar da saúde de nossos moradores”, afirmou. 

Seminário para Qualificação da APS
Para pensar a organização das equipes, as relações de trabalho e construir a melhor maneira de atender às metas do Previne Brasil, o Ministério da Saúde realizou o Encontro Estadual para Qualificação da Atenção Primária, nos dias 13 e 14 de abril, na capital fluminense, nos formatos presencial e on-line. Cerca de 160 pessoas estiveram presentes e 72 acompanharam a distância. O encontro integra a série de atividades com foco na construção de uma agenda para qualificação da Atenção Primária à Saúde, buscando a melhoria e o aumento de sua resolutividade, assim, da rede de atenção à saúde.
 

 


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde