Outros

Saúde seleciona 204 hospitais em projeto para reduzir infecção hospitalar em UTI

17/08/2021

Para reduzir em pelo menos 30% as infecções hospitalares relacionadas à assistência em saúde nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde selecionou 204 hospitais para o “Projeto Saúde em Nossas Mãos”. A iniciativa ainda tem o objetivo de salvar vidas, reduzir gastos e fortalecer a segurança do paciente nas unidades.

Durante os próximos 24 meses, com o apoio o Governo Federal, os hospitais selecionados vão aprender a se organizar em rede, trabalhar de forma integrada, ouvir, inovar e trocar experiências com seus pares. Eles receberão todo suporte técnico, educativo e metodológico para aprimorar suas práticas de segurança pelos hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

O projeto considera a realidade e a necessidade de cada unidade hospitalar, por meio de planos de ação pré-estabelecidos. Para isso, a participação dos profissionais é um elemento essencial. Serão compostas equipes multidisciplinares nas diferentes áreas de interesse em torno da UTI, bem como a identificação de líderes de projeto em cada hospital.

O processo de seleção dos hospitais ocorreu de junho a julho deste ano e contou com 391 participantes, todos voluntários. Os interessados passaram por avaliação documental, análise de critérios, além de entrevistas e ranqueamento.

As instituições selecionadas também possuem Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Com isso, elas têm a função de apoiar as áreas na redução dos riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde, como as da corrente sanguínea, do trato urinário e pneumonia relacionada à ventilação mecânica, por exemplo.

Essa seleção do “Saúde em Nossas Mãos” mobilizou profissionais de UTI, Núcleos de Segurança do Paciente, Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e as diretorias dos hospitais. O projeto utilizará uma metodologia colaborativa onde “todos ensinam e todos aprendem”.

Cada grupo de 34 hospitais será acompanhado por profissionais dos Hospitais de Excelência do PROADI-SUS (Hospital Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês) e pelo Ministério da Saúde, responsáveis pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como o suporte contínuo e visitas.

Acesse aqui a planilha com os hospitais contemplados por Unidade da Federação

Sobre o Saúde em Nossas Mãos

Durante o triênio 2017-2020, participaram do projeto 120 hospitais em todo o Brasil. Juntos, 115 hospitais chegaram ao final e conseguiram evitar 7.634 infecções, economizaram R$ 354 milhões e, o principal, salvaram 2.687 vidas.

Financiado com recursos de isenção fiscal, concedida aos hospitais filantrópicos, com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde, o Proadi-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS, por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares.

Entre os principais benefícios do PROADI-SUS destacam-se: redução de filas de espera, qualificação de profissionais, pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira, gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2746

Fonte:Ministério da Saúde