DESTAQUES DA SEMANA – SVSA

Vigilância em Saúde e Ambiente: antecipação da multivacinação no Amazonas é destaque da semana

20/05/2023
Ricardo Botelho/MS

A antecipação da multivacinação no Amazonas, o treinamento para implantação de novas tecnologias de controle das arboviroses, a participação na 84ª Semana Brasileira da Enfermagem e o envio de equipes e medicamentos para apoiar Amapá após aumento de internações de crianças, marcaram a semana da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

Confira os destaques:

O Ministério da Saúde antecipou a multivacinação para atualizar o calendário de imunização de crianças e adolescentes no Amazonas. O lançamento oficial da iniciativa ocorreu no último sábado (13), em Manaus. A ação, parte do Movimento Nacional pela Vacinação, visa retomar as altas coberturas vacinais no estado, prevenir o risco de reintrodução de doenças já eliminadas pela imunização, como a poliomielite, além de atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, prioridade do Ministério da Saúde.

O Acre é o próximo estado que terá a multivacinação antecipada para aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes. A previsão é que a multivacinação nas unidades de saúde do estado comece no fim deste mês.

De 8 a 13 de maio, o Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DPNI) esteve em Manaus para participar das ações da Formação de Profissionais para a implantação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade e Microplanejamento do programa de rotina, intensificação e campanhas, voltada para os municípios do Amazonas. O objetivo foi planejar ações para que as metas de vacinação sejam atingidas em todo o estado, que desde o dia 13 imuniza a população com até 15 anos de idade.

Também foram realizadas visitas ao Centro de Imunobiológicos do Amazonas e o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

“O estado do Amazonas e seus municípios estão empenhados no microplanejamento e na ação de multivacinação. Fomos muito bem recebidos pela equipe da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas. Com o microplanejamento e o apoio aos municípios vamos recuperar as coberturas vacinais”, afirmou o diretor Éder Gatti.

O microplanejamento consiste no foco do território (realidade local) para que as metas de vacinação sejam atingidas com organização das atividades de imunização.

Com o objetivo de implementar novas tecnologias de controle do Aedes aegypti – vetor que transmite dengue, chikungunya e Zika –, o Ministério da Saúde realizou uma oficina de ‘Elaboração de Mapas de Risco para Orientar o Controle Vetorial das Arboviroses Urbanas’. A principal estratégia será a estratificação de risco no interior dos municípios, utilizando metodologias específicas para determinação de áreas preferenciais. Nesta primeira etapa, serão treinados 15 profissionais multiplicadores do Ministério da Saúde, que ficarão responsáveis por elaborar mapas de 42 municípios considerados prioritários.

Posteriormente, a SVSA, por intermédio da Coordenação de Vigilância das Arboviroses, vai disseminar o treinamento para todos os profissionais responsáveis pelas atividades de prevenção e controle das arboviroses do Sistema Único de Saúde (SUS) e pactuar a implementação dos novos protocolos operacionais de utilização das ferramentas de controle de vetores.

Terça-feira (16)

O Ministério da Saúde vem prestando assistência necessária ao Amapá após o estado declarar situação de emergência em saúde pública, devido ao aumento de casos e internações por Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças. Nesta data, uma equipe de 10 técnicos da Pasta chegou em Macapá para reforçar o Centro de Operações de Emergência (COE) local na gestão da emergência. Os técnicos prestarão apoio para a equipe da vigilância epidemiológica do estado nas investigações do surto.

Ao longo da semana, mais especialistas serão deslocados para o Amapá, sendo que 20 voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) já estão mobilizados, incluindo médicos pediatras, intensivistas, enfermeiros e fisioterapeutas. O Ministério também destinou kits de análise laboratorial e medicamentos para reforçar as ações locais e está em contato permanente com as autoridades de saúde do estado. A Pasta recomenda vacinação contra Influenza e Covid-19 para evitar novas internações. Análise das amostras para diagnóstico será feita pelo Instituto Evandro Chagas.

Quarta-feira (17)

A secretária da Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, participou de evento promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben Nacional). Na ocasião, declarou: “Agradeço ao convite feito para representar o Ministério da Saúde em um momento tão importante para os enfermeiros e enfermeiras do Brasil, que vêm conquistando a garantia de alguns direitos. O evento vai em consonância ao que temos defendido que é prezar pela ciência, pelas vacinas, pela vida e pelo SUS”.

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Fonte:Ministério da Saúde