Imagem padrão para medicamento sem foto
Imagem padrão para medicamento sem foto

Camomila Composta Catarinense

Fitoterápicos
Catarinense Pharma
Sobre este Remédio

Camomila Composta Catarinense, para o que é indicado e para o que serve?

O produto Camomila Composta Catarinense é indicado como digestivo.

Como o Camomila Composta Catarinense funciona?

Camomila Composta Catarinense é um medicamento que contém plantas que atuam em todo o sistema digestivo, facilitando a digestão de um modo geral. A genciana estimula a produção de saliva e suco gástrico e a camomila auxilia na eliminação da sensação de inchaço, estufamento e problemas gastrintestinais de cólicas leves. Além disso, a camomila é uma planta amarga-aromática que estimula o apetite. Por isso, o produto Camomila Composta Catarinense é utilizado para melhorar a digestão, para estimular o apetite e aliviar a sensação de distensão e a flatulência. O tempo médio de início da ação do medicamento é de cerca de 10 a 15 minutos.

Quais as contraindicações do Camomila Composta Catarinense?

Este medicamento é contra-indicado para uso por pacientes alérgicos à droga ou a seus componentes. Tambem é contra-indicado para pessoas com inflamação estomacal, úlceras estomacais ou duodenais. Também não é recomendado para pessoas com pressão alta e hiperacidez. Camomila Composta Catarinense é bem tolerado e não apresenta efeitos colaterais relevantes nas doses terapêuticas descritas na posologia, inclusive quando administrado para idosos. Este medicamento é contra-indicado para uso por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgiãodentista [Categoria C]. Este medicamento é contra-indicado para menores de 12 anos.

Como usar o Camomila Composta Catarinense?

Este medicamento não deve ser utilizado por via de administração não recomendada. A solução oral deve ser ingerida por via oral. A posologia foi estabelecida em 1 colher de chá (5mL), diluída em água, depois das refeições. A posologia em mL do produto por peso corpóreo é de 0,2mL/kg/dia. A dose máxima deste medicamento deverá ser 3 colheres de chá (15mL) ao dia, dividida em 3 doses. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Camomila Composta Catarinense?

Caso você esqueça de tomar uma dose de Camomila Composta Catarinense, não é necessário tomar a dose esquecida, deve-se apenas tomar a próxima dose, no horário correto. Nunca tome uma dose dobrada para compensar a dose perdida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Camomila Composta Catarinense?

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam o produto): Dor de cabeça e alteração do ciclo menstrual. Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Apresentações do Camomila Composta Catarinense

Solução oral - cartucho com frasco plástico transparente âmbar x 150mL.  Contém 150mL. Via oral. Uso adulto. Medicamento fitoterápico registrado com base no uso tradicional. Não é recomendado o uso por período prolongado enquanto estudos clínicos amplos sobre sua segurança não forem realizados.

Qual a composição do Camomila Composta Catarinense?

Cada mL do produto contém: Extrato fluído de Camomila Romana [Anthemis nobilis L.], equivalente a 12 mcg de apigenina [marcador] 0,0050mL Extrato fluído de Genciana [Gentiana lutea L.], equivalente a 130 mcg de genciopicrosídeo [marcador] 0,0050mL Excipientes: extrato fluído de quássia, extrato fluído de ruibarbo, extrato fluído de condurango, tintura de centáurea menor, tintura de losna, tintura de aloe, essência de anis, essência de hortelã pimenta, essência de melissa, ópio, ácido benzóico, cânfora, álcool etílico 96% e água purificada. 1 mL equivale a 20 gotas. 1 gota equivale a 7,10mcg de marcadores. O teor alcoólico desse medicamento é de 50%. Nomenclatura e parte da planta utilizada: Camomila Romana - Anthemis nobilis L - Asteraceae - inflorescências; Genciana - Gentiana lutea L. - Gentianaceae - rizoma e raiz.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Camomila Composta Catarinense maior do que a recomendada?

A administração de altas doses pode causar náuseas, vômitos, diarréia e dor de cabeça. Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser provocado o vômito e utilizado o carvão ativado logo após o acidente. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Camomila Composta Catarinense com outros remédios?

Camomila Composta Catarinense, em doses excessivas, pode interferir na terapia anticoagulante devido aos seus constituintes cumarínicos. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Camomila Composta Catarinense (Anthemis nobilis + Gentiana lutea)?

Anthemis nobilis + Gentiana lutea é um medicamento que contém plantas que atuam em todo o sistema digestivo, facilitando a digestão de um modo geral. A genciana estimula a produção de saliva e suco gástrico e a camomila auxilia na eliminação da sensação de inchaço, estufamento e problemas gastrintestinais de cólicas leves. Além disso, a camomila é uma planta amarga-aromática que estimula o apetite. Por isso, o produto Anthemis nobilis + Gentiana lutea é utilizado para melhorar a digestão, para estimular o apetite e aliviar a sensação de distensão e a flatulência. O tempo médio de início da ação do medicamento é de cerca de 10 a 15 minutos.

Como devo armazenar o Camomila Composta Catarinense?

Camomila Composta Catarinense deve ser guardado em sua embalagem original, à temperatura ambiente [15-30 ºC]. O produto Camomila Composta Catarinense apresenta validade de 36 meses. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após a abertura da embalagem, o produto deve ser guardado adequadamente para se manter próprio ao consumo dentro do prazo de validade. Características do medicamento O produto Camomila Composta Catarinense apresenta-se como um líquido móvel e límpido, de coloração amarelo transparente, com odor característico e sabor amargo alcoólico. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora doalcancedascrianças.

Dizeres Legais do Camomila Composta Catarinense

Reg. M.S. 1.0066.0003.001-1 Farm. Resp.: Carlos E. de Carvalho CRF-SC Nº 4366 Laboratório Catarinense LTDA. Rua Dr. João Colin, 1053 CEP 89204-001 - Joinville - SC CNPJ 84.684.620/0001-87 Indústria Brasileira SAC 0800-474222

...
Composição
Categoria