Outros

Agente comunitário de saúde, é hora de mobilizar sua comunidade para se vacinar

28/04/2022

No próximo dia 30 de abril, o Ministério da Saúde promoverá o Dia D. A ação tem o intuito de imunizar a população contra a gripe e o sarampo e, para atingir esse objetivo, os agentes comunitários de saúde (ACS) de todo o Brasil estão convidados a mobilizar as comunidades em torno da campanha no final desta semana.

O secretário de Atenção Primária da pasta, Raphael Câmara, lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com 288,2 mil ACS, e reconhece o trabalho desses profissionais. “Os agentes comunitários são indispensáveis para uma campanha de vacinação de sucesso. Por isso, contamos com vocês para convidar os cidadãos a participarem do Dia D no sábado e, assim, protegermos a sociedade dessas doenças evitáveis”, ressalta. 

Confira quem pode se vacinar neste momento:

 

Nas Américas e no mundo

Até o dia 30 de abril, também acontece a 20ª Semana de Imunização nas Américas. Com o tema “Você está protegido? Tome todas as vacinas”. O evento é promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), juntamente com os países e territórios da Região das Américas e seus parceiros. Em paralelo, ainda é realizada a 11ª Semana Mundial de Imunização (SMI).

As campanhas são importantes para a prevenção, o controle e a erradicação das doenças imunopreveníveis, e, no caso das Américas, o objetivo é  incentivar a população a completar os esquemas vacinais contra o sarampo, a gripe, a poliomielite e a covid-19.

O PNI

O Brasil conta com um dos maiores programas públicos de vacinação do mundo. O Programa Nacional de Imunização (PNI) distribui gratuitamente cerca de 300 milhões de doses de vacinas todos os anos, que protegem contra diversos agentes etiológicos.

Em cada uma das mais de 35 mil salas de vacinação espalhadas pelo País, existem imunizantes disponíveis para que a população procure uma unidade de saúde e possa colocar as cadernetas de vacinação em dia. As vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde são seguras, eficazes e garantem a imunidade do paciente.

Laísa Queiroz com informações da Ascom/MS


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde