GOVERNANÇA

AudSUS promove ações para fortalecer a governança e a gestão nos Institutos e Hospitais Federais do Rio de Janeiro

18/10/2023

A Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS) realiza, nesta terça e quarta-feira (17 e 18), o evento "Diálogos e workshops sobre governança e controles internos, no âmbito das licitações e contratos dos Hospitais e Institutos Federais", com o objetivo de fortalecer a governança e a qualificação da gestão no tratamento de não conformidades nos Hospitais Federais do Rio de Janeiro e Institutos Federais. A atividade reúne gestores dos institutos, hospitais federais, servidores que atuam nas áreas de licitações, contratos, integridade, ouvidoria e controle interno visando promover uma gestão pública mais eficiente.  

A iniciativa conta também com a participação de unidades de apoio à governança, como a Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Saúde (Aeci), Ouvidoria, Comissão de Ética do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, e Corregedoria-Geral da Pasta (Correg). O Departamento de Gestão Hospitalar da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (DGH/Saes) participa da ação juntamente com os representantes do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).  

O evento acontece no auditório do Into, no Rio de Janeiro, e possui os seguintes objetivos:  

1. Fortalecimento da governança, controle interno e auditoria interna – Os "Diálogos e Workshops" buscam aprimorar a atuação desses pilares essenciais nos hospitais federais e institutos do Rio de Janeiro, promovendo maior eficiência e transparência na gestão dos recursos.  

2. Orientação consultiva – Durante a atividade, agentes públicos receberão orientações práticas sobre a adoção de boas práticas de gestão de licitações e contratos, bem como sobre a análise e solução de não conformidades, sendo todas as diretrizes alinhadas aos princípios da Administração Pública.  

3. Promoção de cultura organizacional íntegra – Uma das finalidades é fomentar uma cultura organizacional voltada para a conduta íntegra e o interesse público, com o intuito de alcançar a missão institucional de forma ética e responsável, visando ao bem-estar da população.  

A Coordenação-Geral de Avaliação, Qualidade e Auditorias Especiais da AudSUS – área responsável pela organização do evento – trabalha para que essa iniciativa seja um marco na busca pela melhoria da gestão e do controle nos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, com vistas à promoção de um sistema de saúde mais eficaz e alinhado aos interesses públicos.  

A Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS), comprometida com a eficiência na gestão dos recursos públicos na área da saúde, realiza um trabalho essencial para assegurar que os recursos destinados à saúde sejam utilizados de forma eficaz e em benefício da população.  

Fonte:Ministério da Saúde