Boa noite doltora minha filha de 14 anos sente muita falta de ar já a levei aus médico me dizerão que ele tem asma mas não foi feito nenhum exame pra comprovar isso pois nós exames de sangue não sairão oque eu faço?

Dúvida enviada no dia 02/01/2024, da cidade de Maricá (RJ) com 1 resposta de profissionais

Respostas

A asma é uma condição respiratória crônica que causa inflamação nas vias aéreas, levando a sintomas como falta de ar, chiado no peito, tosse e aperto no peito. O diagnóstico da asma geralmente é feito com base em uma combinação de sintomas, histórico médico e exames específicos, como a espirometria, que mede o fluxo de ar nos pulmões. Se você está preocupada com o fato de não terem sido realizados exames para confirmar o diagnóstico de asma, é importante buscar uma segunda opinião médica. Agende uma consulta com outro médico para discutir o caso de sua filha e solicitar exames adicionais, como a espirometria, que podem ajudar a confirmar ou descartar a presença de asma. Além disso, é importante observar e registrar os sintomas de sua filha, como a frequência e a intensidade da falta de ar, para compartilhar com o médico. Essas informações podem ser úteis para um diagnóstico mais preciso. Lembre-se de que cada caso é único e requer avaliação médica individualizada. Procure um profissional de saúde confiável que possa revisar o histórico de sua filha, realizar os exames adequados e fornecer o tratamento adequado, se necessário.

Essa é uma mensagem meramente informativa e não deve ser considerada como substituta de consultas médicas com especialistas de saúde.

Foto do profissional Silvia Lunardi Rocha

Silvia Lunardi Rocha

Destaque

"Olá. O diagnóstico de asma é feito através da história clínica e exame clínico, além de espirometria. Exames de sangue não diagnosticam asma. Se sua filha está com tratamento adequado e mesmo assim não melhora, sugiro procurar especialista e verificar se é asma ou até mesmo outro diagnóstico que justifique a falta de ar."

Tudo sobre: Boa noite doltora minha filha de 14 anos sente muita falta de ar já a levei aus médico me dizerão que ele tem asma mas não foi feito nenhum exame pra comprovar isso pois nós exames de sangue não sairão oque eu faço?

Notícia • 31 de Agosto de 2022 • Ministério da Saúde

Novas consultas públicas tratam de propostas de incorporação de medicamentos e atualização de protocolo no SUS

Saúde e Vigilância Sanitária. Entre as tecnologias avaliadas está a incorporação de medicamentos para tratamento da asma alérgica grave e da insuficiência cardíaca. O Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), está com novas consultas públicas abertas. Entre as tecnologias avaliadas estão as propostas de incorporação de medicamentos para tratamento da asma alérgica grave e da insuficiência cardíaca. A proposta de atualização do Protocolo Cl...... Entre as tecnologias avaliadas está a incorporação de medicamentos para tratamento da asma alérgica grave e da insuficiência cardíaca.... De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 235 milhões de pessoas sofrem de asma.... Seus principais sintomas são falta de ar, dificuldade de respirar ao se deitar, inchaço de membros inferiores e cansaço.

Notícia • 21 de Junho de 2023 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Asma: saiba como fazer o diagnóstico e onde tratar

Imagem do resultado Notícia

Outros - Dia Nacional de Controle da Asma, celebrado em 21 de junho, chama atenção para a importância do controle da doença que atinge mais de 8 milhões de brasileiros - Foto: Freepik A asma é uma doença... Os principais sintomas durante as crises de asma são: tosse, dispneia (falta de ar), sibilos (sons respiratórios similares a um “chiado”), cansaço aos esforços, aperto no peito e dificuldade para encher... Fatores de risco O controle da asma deve ter como principal objetivo a ênfase na terapia não medicamentosa.

Notícia • 7 de Junho de 2021 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Procedimento de aborto não pode ser feito por telemedicina

Imagem do resultado Notícia

O uso da telemedicina durante a pandemia de covid-19 se estabeleceu como ferramenta segura para levar assistência em saúde para a população, contendo a propagação do coronavírus por diminuir a circulação... Contudo, o Ministério da Saúde, por meio da Nota Informativa nº 1/2021-SAPS/NUJUR/SAPS/MS, orienta os profissionais da saúde que o procedimento de aborto não pode ser feito por telemedicina.... moebius) em caso de falha do abortamento, e até mesmo, ruptura uterina em mulheres que já fizeram cesariana ou qualquer outra cirurgia  no útero, cuja hemorragia pode levar à morte materna.

Notícia • 8 de Março de 2023 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Trabalho de mulheres no SUS durante pandemia de covid-19 é destaque no filme "Quando falta o ar"

Imagem do resultado Notícia

Para retratar o trabalho e o legado dessas pessoas no enfrentamento à covid-19, entra em cartaz nesta semana o documentário Quando falta o ar.... O tamanho do SUS Além do cenário desesperador dos hospitais em 2020 e início de 2021 - a exemplo de situações de falta de oxigênio, presente no título do documentário - foram abordados os papéis cruciais... Entre eles, agentes comunitários de saúde, que iam até a casa das pessoas para conversar e informar sobre prevenção; profissionais das equipes de Saúde da Família Ribeirinhas, que levavam cuidado a locais

Notícia • 3 de Maio de 2022 • Ministério da Saúde

Ministério da Saúde responde às perguntas mais comuns sobre a asma

Saúde e Vigilância Sanitária. Em 2021, SUS registrou 1,3 milhão de atendimentos a pacientes com asma na Atenção Primária à Saúde. Neste Dia Mundial de Combate a Asma, celebrado nesta quarta-feira (4), o Ministério da Saúde responde às principais dúvidas da população em relação à Asma, doença respiratória que pode acometer pacientes de todas as faixas etárias. Dados da pasta apontam que 1,3 milhão de atendimentos a pacientes com asma foram realizados na Atenção Primária à Saúde em 2021, 231 mil consultas a mais que ...... Quais são os principais sintomas da asma? Os sintomas mais comuns são: falta de ar ou dificuldade para respirar; sensação de aperto no peito ou peito pesado; chio ou chiado no peito; tosse.... Como é feito o diagnóstico da asma? O diagnóstico ocorre a partir dos exames físico e de função pulmonar (espirometria) combinados com a história clínica do indivíduo.... Tem tratamento para a asma? Sim.

Notícia • 12 de Agosto de 2022 • Ministério da Saúde

Da testagem ao resultado, conheça como é feito o diagnóstico da varíola dos macacos

Outros. Casos suspeitos, prováveis e confirmados devem ser imediatamente isolados, segundo a recomendação do Ministério da Saúde. Erupções cutânea ou lesões de pele, ínguas, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza são sintomas da varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox. Porém, para confirmar ou descartar a doença, o único caminho é a testagem. O teste para diagnóstico laboratorial deve ser realizado em todos os pacientes com suspeita da doença. Os casos suspeitos, prováveis e confirma...... Esse transporte é feito por avião.... Ambiente Laboratorial (GAL), onde o profissional que solicitou o teste tem o acesso a essas informações de resultados e a pessoa que realizou o exame tem acesso por meio do serviço de saúde em que foi feito

Notícia • 26 de Outubro de 2022 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Acesso ao e-gestor AB será feito com o login do gov.br

Outros. Sistema utilizado por gestores da atenção primária passa a ter nova forma de acesso. Visando aumentar a segurança no acesso aos sistemas da atenção primária, a partir desta semana, o Sistema e-Gestor AB conta com uma nova forma de autenticação: utilizando o usuário e senha do gov.br. Nesta etapa inicial, durante um período de 30 dias, as credenciais de acesso antigas permanecerão em funcionamento. Após esse prazo, apenas a nova forma permitirá acesso ao sistema. Com esta mudança, os gestores municipais e ...

Notícia • 8 de Fevereiro de 2023 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Falta de acesso à serviços de saúde e desinformação são fatores de risco para a gravidez não intencional na adolescência

Imagem do resultado Notícia

Outros - Adolescentes podem procurar a unidade de saúde mais próxima para se informar sobre os cuidados - Elza Fiuza/Agência Brasil Considerado um tema relevante de saúde pública, a gravidez na adolescência pode repercutir na saúde da adolescente e do recém-nascido, além de afetar o desenvolvimento de jovens que se tornam mães e pais de forma não planejada e muito cedo. Na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, o Ministério da Saúde faz um alerta para a desinformação e a falta de acesso às açõe...... Na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, o Ministério da Saúde faz um alerta para a desinformação e a falta de acesso às ações de saúde sexual e saúde reprodutiva, consideradas principais... A gestação não intencional na adolescência pode levar a jovem a ter sua vida escolar interrompida. Ao engravidar, muitas meninas abandonam os estudos.

Notícia • 8 de Março de 2023 • Ministério da Saúde

Trabalho de mulheres no SUS durante pandemia da Covid-19 é destaque no filme “Quando falta o ar”

Imagem do resultado Notícia

MÊS DA MULHER - Pré-estreia em Brasília contou com presenças da ministra da Saúde, Nísia Trindade, da primeira dama, Janja Lula, e de outras autoridades - Nos últimos anos, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentaram um desafio sem precedentes: o cuidado da população durante uma pandemia inicialmente desconhecida, altamente contagiosa e sem vacina disponível. Para retratar o trabalho e o legado dessas pessoas no enfrentamento à Covid-19, entra em cartaz, nesta semana, o documentário ‘Quando falta o...... Para retratar o trabalho e o legado dessas pessoas no enfrentamento à Covid-19, entra em cartaz, nesta semana, o documentário ‘Quando falta o ar’.... O tamanho do SUS Além do cenário desesperador dos hospitais em 2020 e início de 2021 - a exemplo de situações de falta de oxigênio, presente no título do documentário - foram abordados os papéis cruciais... ‘Quando falta o ar’ estreia nos cinemas brasileiros na quinta-feira (9).

Dúvida de Saúde • 9 de Dezembro de 2022 • Alergista • São Luís (MA)

Dei a medicação da asma seretide pra meu filho pela primeira vez e agora ele não para tossir... oque devo fazer?

Dúvida enviada no dia 9 de Dezembro por paciente da cidade de São Luís (MA) no aguardo de respostas de profissionais... Dei a medicação da asma seretide pra meu filho pela primeira vez e agora ele não para tossir... Oque devo fazer?. Alergista. São Luís (MA)

Notícia • 30 de Agosto de 2021 • Ministério da Saúde

Ministério da Saúde atualiza protocolo para diagnóstico de pacientes com asma

Ciência e Tecnologia. Tratamento deve ser individualizado, de acordo com a gravidade da doença e preferências do paciente. O tratamento da asma deve ser individualizado, levando em conta o controle e gravidade da doença, preferências do paciente e medicamentos disponíveis. Essa é uma das orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Asma atualizado pelo Ministério da Saúde. A asma é uma doença que causa dificuldade para respirar, além de encurtamento da respiração e sensação de aperto no peito. A en...... O tratamento da asma deve ser individualizado, levando em conta o controle e gravidade da doença, preferências do paciente e medicamentos disponíveis.... Essa é uma das orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Asma atualizado pelo Ministério da Saúde.... A asma é uma doença que causa dificuldade para respirar, além de encurtamento da respiração e sensação de aperto no peito.

Notícia • 21 de Junho de 2022 • Ministério da Saúde

Asma: Ministério da Saúde esclarece as dúvidas mais frequentes

Saúde e Vigilância Sanitária. A doença é comum e crônica, mas tem tratamento. A asma é uma condição definida como doença crônica não transmissível inflamatória das vias aéreas ou brônquios. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 5,3% dos entrevistados referiram diagnóstico de asma, representando 8,4 milhões de brasileiros. Além disso, dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) estimam que 23,2% dos adolescentes do 9º ano de escolas públicas e privadas da população brasileira possuem ...... A asma e o cigarro possuem relação? Sim.... A prática de atividades físicas é recomendável no tratamento da asma, no entanto, deve ser feita após avaliação médica e com orientação adequada para a execução de forma segura, considerando a capacidade... O acompanhamento da pessoa com asma, mesmo com sintomas leves, é fundamental para o adequado tratamento e a prevenção de crises.

Doença

Asma

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório, que resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar..... A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório, que resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar.... Sua fisiopatologia está relacionada a interacção entre factores genéticos e ambientais que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco nas vias

Notícia • 3 de Maio de 2022 • Ministério da Saúde

Em 2021, SUS registrou 1,3 milhão de atendimentos a pacientes com asma na Atenção Primária à Saúde

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Número corresponde a um aumento de 18% no em relação aos atendimentos do ano anterior, 2020. A asma é um dos problemas de saúde respiratória mais recorrentes no Brasil. Estima-se que 23,2% da população viva com a doença, e a incidência varia de 19,8% a 24,9% entre as regiões do País. Em 2021, foram realizados 1,3 milhão de atendimentos na Atenção Primária à Saúde, a porta de entrada do brasileiro ao Sistema Único de Saúde (SUS). O número corresponde a, aproximadamente, 231 mil consulta...... Em 2021, o Ministério da Saúde publicou ainda o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Asma.... O que é a asma?... Quais são os sintomas da asma? Os sintomas mais comuns são: falta de ar ou dificuldade para respirar; sensação de aperto no peito ou peito pesado; chio ou chiado no peito; tosse.

Não encontrou o que estava buscando?

medicosbrasil.com © 2024